De Fenais a Fenais - 1º Encontro do Conselho Técnico - Científico do projeto

De Fenais a Fenais - 1º Encontro do Conselho Técnico - Científico do projeto

A importância da cooperação multilateral

Cultura, Desenvolvimento Local, Património. Foi a partir da discussão destes conceitos que parte aquele que foi o enquadramento conceptual do projeto concertado entre todos os presentes, naquele que foi primeiro evento realizado pelo projeto De Fenais a Fenais - Cultura Matriz do Desenvolvimento Local, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal, o Conselho Técnico-Consultivo. O encontro de trabalho reuniu todos os parceiros, locais, nacionais e estrangeiros, entre os dias 8 e 14 de março.

Da Noruega estiveram presentes a professora Anniken Frøde, da Arctic University of Tromsø, e o projeto The Whale, representado pela sua diretora de comunicação. Camilla Ilmoni. Da Islândia, do Stefansson Arctic Institut, contou-se com a presença do seu director Níels Einarsson e também com Eva Bjork, Directora do Húsavík Whale Museum. O Professor José Manuel Henriques, do Centro de Estudos DINÂMIA/CET-ISCTE, Aura Duarte e Sara Romão, do GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, também também presença. A nível local, a reunião contou com os parceiros da Cooperativa Cresaçor e Associação VidAçor. O Museu Carlos Machado, enquanto promotor do projeto, esteve presente através do seu Director, João Paulo Constância e dos coordenadores executivos do projeto, Artur Martins e Valério Moniz.

A intensidade a que um encontro desta dimensão obriga, levou a que os debates, conversas,e apresentações se transformassem em questões concretas. Entre a discussão dos principais temas a desenvolver com o projeto e as metodologias a aplicar, visitas aos três locais do território abrangido pelo projeto, o encontro terminou com a constituição de cinco grupos de trabalho transnacionais liderados pelos parceiros. Estes grupos terão como responsabilidade a orientação dos trabalhos nas comunidades. Os grupos vão centrar as suas ações nos seguintes temas:

  1. Cultura, Género e Comunidades Piscatórias
  2. Metodologias de Co-criação
  3. O Papel dos Museus na promoção da Cultura e Transformação das Comunidades
  4. Património e Arte: Novas Formas de Envolvimento Comunitário
  5. Integração, Síntese e Planeamento

A apresentação, por parte da Equipa de Arquitetura e Design, dos projetos para os imóveis a reabilitar foi um dos pontos altos do encontro. Carolina Cordeiro, da Direção Regional da Cultura, mostrou como vai ser possível a materialização do Centro de Conhecimento e Salvaguarda do Património Costeiro, na atual Casa do Dízimo, nos Fenais da Luz. Já o Arquiteto João Rebelo Costa, apresentou o que está previsto acontecer de forma a transformar o atual edifício da Escola da Lombinha da Maia numa Incubadora Social para a Salvaguarda e Inovação Gastronómica, na Maia. No último dia, para a conclusão dos trabalhos, o projeto pode contar com a presença da Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, que se comprometeu com a sua concretização dando o seu aval político para que o projeto possa ser assumido pelo Governo Regional dos Açores de forma intersectorial.

Nas despedidas o sentimento de missão cumprida foi unânime, uma missão que só será possível cumprir se a cooperação para o desenvolvimento forem as palavras de ordem.