Os resultados do mais recente estudo sobre o grau de notoriedade da marca EEA Grants em Portugal revelam um aumento significativo na sua visibilidade.
Em 2024, 24% dos inquiridos afirmaram conhecer os EEA Grants, comparado com apenas 4% em 2018. Adicionalmente, 49% dos participantes relataram conhecer outros apoios financeiros concedidos a Portugal, fora da União Europeia, um aumento substancial, em relação aos 6%, registados há seis atrás.
No último ano de implementação do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a Unidade Nacional de Gestão conduziu um estudo, intitulado “Awareness of EEA Grants”, seguindo as orientações do Financial Mechanism Office. A metodologia seguiu a mesma base da avaliação inicial, de 2018, e visa medir o conhecimento dos EEA Grants em Portugal.
O questionário, aplicado online, baseou-se numa amostra de 400 respostas, à semelhança do método utilizado em 2018. Procurou avaliar o conhecimento das pessoas sobre domínios tão diversos como reconhecimento do logótipo dos EEA Grants, países doadores, áreas apoiadas, canais de comunicação e objetivos gerais. Abrangeu o território nacional e foi direcionado ao público com idade superior a 18 anos, tendo também incluído uma breve caracterização sociodemográfica dos participantes.
Este crescimento acentuado demonstra que, nos últimos seis anos de implementação do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a estratégia de comunicação implementada tem sido gerida com eficácia. As atividades realizadas têm contribuído, assim, para aumentar a visibilidade, divulgar os seus resultados e disseminar o seu impacto na sociedade portuguesa.
Conheça aqui o relatório completo