7ª Reunião Anual EEA Grants

Site (2)

Unidade Nacional de Gestão, representantes da Noruega e da Islândia e Operadores de Programa reúnem-se em Coimbra para um balanço relativo ao atual Mecanismo Financeiro

Realizou-se no dia 24 de outubro, na Fundação Bissaya Barreto, a Reunião Anual dos EEA Grants, organizada pela Unidade Nacional de Gestão. O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, da Embaixadora da Noruega em Lisboa, Hanne Brusletto, do Embaixador de Portugal em Oslo, Pedro Pessoa e Costa e da representante da Delegação Permanente da Islândia, Una Jóhannsdóttir. Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Noruega e o Financial Mechanism Office também se fizeram representar, assim como os Operadores de Programa.

A reunião teve como objetivo fazer um balanço da execução dos vários Programas e do Fundo de Relações Bilaterais e também avaliar os resultados alcançados. 

A agenda incluiu ainda a visita a projetos financiados no âmbito dos Programas Crescimento Azul, Ambiente, Cultura e Conciliação e Igualdade de Género, na região centro de Portugal. O projeto “Estudo Avaliativo sobre o impacto das medidas aplicadas a pessoas agressoras”, promovido pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra foi o primeiro a ser visitado, tendo sido possível ficar a conhecer o impacto das medidas aplicadas a pessoas agressoras, nomeadamente medidas de coação e de penas em contexto de violência doméstica.

No dia 25 de outubro, a comitiva seguiu para Góis, Figueira da Foz e Nazaré para visitar os restantes projetos. Em Góis, foi possível conhecer o projeto pré-definido “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”, financiado no âmbito do Programa Ambiente, que tem como objetivo a melhoria da resiliência e da capacidade de resposta às alterações climáticas, nomeadamente a implementação de um sistema de monitorização para minimizar os efeitos de eventos extremos, como cheias e secas.

No âmbito do Programa Cultura, o projeto visitado foi “Quinta Ciência Viva do Sal - Cooperação, salvaguarda e inovação”, no Núcleo Museológico do Sal, na Figueira da Foz, que tem como objetivo a conservação, reabilitação e revitalização do património cultural costeiro associado à Salina do Corredor da Cobra.

O dia terminou na Nazaré com a visita ao “AmpliAqua” um projeto financiado no âmbito do Programa Crescimento Azul, dedicado a promover a inovação e a sustentabilidade na aquicultura terrestre.