Realizou-se no dia 20 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o evento final do Programa Cidadãos Ativ@s. Com o objetivo de divulgar resultados alcançados e avaliar o impacto dos projetos, financiados no âmbito do atual Mecanismo Financeiro dos EEA Grants, o evento reuniu diversas entidades e organizações não governamentais que quiseram marcar presença para um balanço geral do Programa.
A Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants também marcou presença, tendo a sua Coordenadora, Maria Mineiro, participado no painel “O apoio dos EEA Grants: balanço e perspetivas futuras”. O balanço do atual Mecanismo Financeiro, os resultados globais alcançados e a importância da cooperação bilateral entre os países beneficiários e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein foram alguns dos temas abordados pelos intervenientes do painel, que também teve a participação de Pedro Calado, Diretor do Programa Cidadãos Ativ@s, Martin Essayan, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e Maria Lúcia Santos, Administradora da Fundação Bissaya Barreto.
Maria Mineiro teve ainda oportunidade de perspetivar cenários relativos ao próximo Mecanismo Financeiro e de destacar as prioridades temáticas e os principais objetivos do próximo período.
O dia ficou completo com a apresentação de dois estudos, um de avaliação e outro relativo à evolução do setor das ONG em Portugal e com a mostra prática de projetos financiados no âmbito do Programa Cidadãos Ativos.