A reunião marca o início oficial das atividades do projeto, e teve como propósito apresentar os objetivos e atividades previstas, bem como recolher os contributos dos parceiros nacionais para o respetivo desenvolvimento.
Em termos gerais, esta iniciativa bilateral tem em vista proceder à análise comparativa dos modelos de formação inicial de professores em vigor em Portugal, na Noruega e na Islândia, dando especial destaque à componente de prática supervisionada, ou estágio.
Com este projeto pretende-se igualmente perspetivar o papel que as estruturas locais de Formação Contínua, representadas em Portugal pelos CFAE, podem vir a desempenhar quer no processo de socialização e de inserção na carreira dos docentes recém-formados, quer no incremento de novas dinâmicas de trabalho colaborativo e intergeracional, indispensáveis para a renovação das práticas face aos desafios da digitalização dos processos de ensino e aprendizagem.
A reunião foi organizada e dinamizada pela Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação, da Direção-Geral da Administração Escolar.
Para além dos elementos da EPIF, Lília Vicente, Fernando Alexandre e Maria José Barrela, participaram na reunião Olga Morouço, diretora do CFAE LeiriMar, e Elisabete Gomes, docente na ESE de Setúbal. O grupo de trabalho nacional contará ainda com um representante da Universidade de Aveiro, a docente Vânia Carlos, que não pôde estar presente devido a questões de agenda.