A Secretaria Geral do Ambiente, enquanto operadora do Programa Ambiente, conduziu uma análise exaustiva ao grau de satisfação dos Promotores e Parceiros dos projetos financiados pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Esta avaliação, baseada no questionário “Lições Aprendidas no Mecanismo de Financiamento EEAGRANTS 2014 – 2021”, envolveu 50 respostas, de um total de 324 emails enviados, resultando numa taxa de resposta de 15,4%.
O questionário, realizado entre 21 de junho e 31 de julho de 2024, teve como objetivo identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria para futuros períodos de financiamento. A análise revelou que 67% das questões apresentaram uma taxa de satisfação superior a 90%, indicando uma percepção positiva do Mecanismo de Financiamento. Destaca-se que 100% dos inquiridos afirmaram que os projetos contribuíram para suprimir necessidades previamente identificadas, promoveram parcerias com potencial para outros âmbitos e permitiram a aquisição de conhecimentos e competências.
No entanto, foram identificadas áreas que exigem melhorias. A burocracia associada à gestão dos procedimentos foi apontada por 68% dos inquiridos como excessiva. 28% dos participantes consideraram que o projeto não reforçou a partilha de conhecimentos com os parceiros dos Países Doadores e 24% indicaram que o consórcio não conseguiu assegurar a sustentabilidade após o término do financiamento.
Na vertente da comunicação, a "Facilidade de navegação e localização de informação no Website EEA Grants" e a "Visibilidade do Programa Ambiente" foram avaliadas positivamente, enquanto a "Consciencialização sobre o papel dos Países Doadores" foi identificada como a área menos adequada.
Poderá aceder à análise ao questionário aqui.