Análise ao Programa Ambiente dos EEA Grants revela grau de satisfação dos beneficiários

Análise ao Programa Ambiente dos EEA Grants revela grau de satisfação dos beneficiários

Questionário identifica oportunidades de melhoria no Mecanismo de Financiamento EEA Grants 2014-2021

A Secretaria Geral do Ambiente, enquanto operadora do Programa Ambiente, conduziu uma análise exaustiva ao grau de satisfação dos Promotores e Parceiros dos projetos financiados pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Esta avaliação, baseada no questionário “Lições Aprendidas no Mecanismo de Financiamento EEAGRANTS 2014 – 2021”, envolveu 50 respostas, de um total de 324 emails enviados, resultando numa taxa de resposta de 15,4%.

O questionário, realizado entre 21 de junho e 31 de julho de 2024, teve como objetivo identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria para futuros períodos de financiamento. A análise revelou que 67% das questões apresentaram uma taxa de satisfação superior a 90%, indicando uma percepção positiva do Mecanismo de Financiamento. Destaca-se que 100% dos inquiridos afirmaram que os projetos contribuíram para suprimir necessidades previamente identificadas, promoveram parcerias com potencial para outros âmbitos e permitiram a aquisição de conhecimentos e competências.

No entanto, foram identificadas áreas que exigem melhorias. A burocracia associada à gestão dos procedimentos foi apontada por 68% dos inquiridos como excessiva. 28% dos participantes consideraram que o projeto não reforçou a partilha de conhecimentos com os parceiros dos Países Doadores e 24% indicaram que o consórcio não conseguiu assegurar a sustentabilidade após o término do financiamento.

Na vertente da comunicação, a "Facilidade de navegação e localização de informação no Website EEA Grants" e a "Visibilidade do Programa Ambiente" foram avaliadas positivamente, enquanto a "Consciencialização sobre o papel dos Países Doadores" foi identificada como a área menos adequada.

Poderá aceder à análise ao questionário aqui.