No âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!”, foi realizada uma ação de sensibilização pelas escolas aderentes ao projeto, de forma a reforçar o uso dos bebedouros instalados nos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco, Diogo Cão, Morgado Mateus, S. Pedro e Escola Profissional do Nervir, procurando estimular o consumo da água da torneira e reduzir, assim, o consumo de plástico de uso único.
A instalação dos bebedouros nas escolas teve o intuito de promover o consumo de água ligada à rede de abastecimento público nestes estabelecimentos de ensino, de forma a prevenir o uso excessivo de garrafas de plástico de uso único, levando a que os jovens adotem novos hábitos e, consequentemente, à redução dos resíduos de garrafas de plástico de uso único, criando assim uma cidade mais limpa e sustentável. Os bebedouros são inclusivos e têm a funcionalidade de encher garrafas e/ou beber diretamente, podendo ser utilizados por toda a comunidade escolar.
O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.