O webinar decorreu via Zoom, a 10 de dezembro, onde se discutiram as oportunidades de combinar BIM com informações ambientais e descrever as ferramentas digitais propostas.
A promoção da economia circular no setor da construção implica uma perspetiva de ciclo de vida, que integre opções ao nível da escolha de produtos materiais e da capacidade de recuperar esses produtos, bem como da eficiência energética do edifício. Tendo em consideração o longo tempo de vida de um edifício, esta perspetiva tem de ser suportada por um sistema de informação que abranja as fases de construção, uso, reabilitação e potencial desmantelamento, o que hoje se torna viável com recurso a plataformas BIM.
O projeto CIRCULAR-BIM visa a criação de um standard de BIM tipo Product Data template, i.e., uma estrutura de dados para objetos BIM, e um conjunto de aplicações que permitam o cálculo de passaportes de circularidade de edifícios e componentes, a integração e desenvolvimento de DAP de produtos e o cálculo indicadores do sistema LEVEL(S) para edifícios, a partir de modelos de edifícios. contribuindo assim para a implementação de práticas de circularidade na construção. Estas aplicações serão integradas na Plataforma CIRCULAR-BIM, que incluirá ainda uma interface de comunicação e gestão da base de dados de objetos BIM e o módulo Circular Digital Twin, uma interface 3D para visualização dos indicadores de circularidade de forma integrada com a própria visualização dos modelos de edifícios.
O projeto enquadra-se também nos objetivos concretos do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do MFEEE 2014-202, nomeadamente para o PA11/Objetivo 1. e Output 1.4. É ainda considerado como um dos sectores mais relevantes para a economia circular no PAEC. O projeto é também enquadrado pelo Protocolo Europeu de Construção e Demolição, uma iniciativa estratégica da CE.
Este projeto tem uma duração de 24 meses e é financiado no âmbito do Aviso#2 do Programa Ambiental dos EEA Grants, com um financiamento total de 586 561,00 €, dos quais 469 248,74 € são financiados pelos EEA Grants sendo o restante co-financiado pelo Promotor do Projeto.