O projeto tem como objetivo principal reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 das atividades associadas às operações de logística urbana, além de oferecer maior flexibilidade e comodidade aos serviços prestados às comunidades locais.
O projeto, que integra algumas medidas inovadoras, tem lugar em duas áreas integradas na União de Freguesias de Sintra e na União de Freguesias de Massamá Monte Abraão do concelho de Sintra, que funcionarão como laboratórios vivos.
Vai contar com a implementação de um Identificador Único de Endereço (IUE), uma plataforma digital e iniciativas complementares, como a criação de centros logísticos, instalação de contentores inteligentes e distribuição de caixotes para bio resíduos e sacos biodegradáveis.
O evento contou com a presença de Susana Escária (Secretaria-Geral do Ambiente), Susana Ramos (EEA Grants Portugal), Francisco Ferreira (ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável), Pedro Ventura (Câmara Municipal de Sintra), Pedro Mestre (deltapost) , Marina Gonçalves (Marlo a.s), Miguel Ângelo Fonseca (Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa) e Valentina Chkoniya (VTMar).