Foi realizado o seminário "Applying Circular Economy Principles to the Construction Sector” na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, em Lisboa, onde foi possível conhecer as experiências provenientes da aplicação prática de projetos piloto financiados pelo EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente.
O evento prometia ser uma plataforma para a partilha de conhecimentos e boas práticas, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis no setor da construção e reforçando o compromisso com a economia circular, tendo iniciado com a abertura por parte da Diretora do Museu, Mariana Castro Henriques; por parte do Operador de Programa, o Secretário-Geral, Marco Rebelo; Karina Asbjørnsen da Embaixada da Noruega em Portugal e Magnar Ødelien, do parceiro do País Doador, a Innovation Norway.
A sessão de apresentações iniciou-se com Gustavo Saltiel do Banco Mundial, referindo os principais desafios e oportunidades no setor da construção, associando ao setor da água e Inês Santos Costa, da Deloitte, com uma apresentação sobre a Economia Circular em Portugal e as principais oportunidades de investimento e partilha de conhecimento.
Durante a sessão da manhã realizaram-se os pitch, com apresentações de 3 minutos, dos projetos financiados pelo Programa Ambiente relativamente à aplicação dos princípios da economia circular no setor da construção, e a apresentação de alguns resultados dos Programas Ambiente e Energia de Países Beneficiários dos EEA Grants.
Durante a tarde realizaram-se as reuniões de matchmaking, com a partilha de conhecimentos e experiências no âmbito da Economia Circular e a aplicação de standards e metodologias no setor da construção.
Maria Mineiro, do ponto focal nacional, a Unidade Nacional de Gestão mencionou o futuro Mecanismo de Financiamento EEA Grants, e o encerramento da sessão foi realizado pelo Secretário de Estado para o Ambiente, Hugo Pires.
Poderá rever o evento aqui
Aceda aos pitch
Informação do poster digital