Os Laboratórios Vivos para a Descarbonização e Mitigação das Alterações Climáticas estão a transformar as cidades portuguesas em modelos de inovação sustentável. Estes espaços permitem que empresas, municípios, universidades e ONGs colaborem no desenvolvimento e teste de tecnologias que promovem a eficiência energética, a mobilidade sustentável e a economia circular.
Com projetos em cidades como Lisboa, Cascais, Sintra e Porto, estas iniciativas já apresentam resultados concretos. O "Cascais Smart Pole" integra tecnologia de eficiência energética e gestão de resíduos através de gamificação, enquanto o "Afurada Living Lab" promove um ecossistema de mobilidade elétrica e reutilização de resíduos.
Com o apoio dos EEA Grants, os Laboratórios Vivos têm impacto direto na sustentabilidade urbana: redução de emissões anuais de CO2, mais de 477 mil pessoas beneficiadas e a criação de novos empregos.
Para além dos benefícios ambientais, estas iniciativas envolvem ativamente os cidadãos, incentivando-os a adotar hábitos mais sustentáveis e a contribuir para a construção de cidades inovadoras, inclusivas e resilientes. O Programa Ambiente reforça, assim, o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Poderá consultar a infografia aqui