Iniciativa bilateral do Programa Ambiente no Porto e Braga

Iniciativa bilateral do Programa Ambiente no Porto e Braga

Teve hoje início a iniciativa bilateral da equipa do Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal no Porto e Braga, no âmbito do encontro bilateral "Proptech Innovation & Cluster Habitat Sustentável

A iniciativa bilateral, que decorre nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025, visa promover a inovação sustentável e a reutilização de materiais na construção. Esta visita de estudo resulta da colaboração entre o cluster Proptech Innovation da Noruega e o Cluster Habitat Sustentável de Portugal.

O Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal está representado por Susana Escária, José Anadia e Tiago Cardoso, acompanhados por Filipa Rodrigues da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, Luís Bandeira do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e com Embaixadora da Noruega em Portugal, Hanne Brusletto e João Telha.

A agenda do dia iniciou-se com uma sessão matinal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde foram discutidas as iniciativas de transição verde lideradas pelo Proptech Innovation, com enfoque especial na aplicação de tecnologias e técnicas sustentáveis em construção.

Durante a tarde, a equipa visitou um projeto piloto em Braga, conduzido pelo Grupo Casais, que lidera a construção industrializada na Península Ibérica através do sistema CREE. Este método modular inovador combina madeira e betão, permitindo construções mais eficientes, com redução de prazos de execução, minimização de resíduos e impacto ambiental.

A técnica destaca-se ainda por reforçar a economia circular, ao facilitar a reutilização de materiais e a desmontagem de edifícios, promovendo soluções sustentáveis alinhadas com os objetivos de descarbonização do setor. A exploração das fases iniciais da reutilização de elementos de betão exemplificou como práticas inovadoras estão a moldar o futuro da economia circular na construção.

Esta iniciativa reforça o compromisso dos EEA Grants em fomentar a inovação e a sustentabilidade, promovendo boas práticas e criando laços entre clusters de diferentes países.

Amanhã, dia 29 de janeiro, a delegação continuará a sua visita com um programa diversificado.