O projeto pretende preparar o território Arrábida a enfrentar o desafio das alterações climáticas através da elaboração de planos locais de adaptação para os três municípios, identificando vulnerabilidades, reduzindo riscos e impactos e promovendo a sua adaptação e resiliência. A elaboração dos planos é um processo participativo que conta com atores-chave da comunidade local.
Alojado em www.plaac.ena.com.pt, este espaço online pretende ser um canal de comunicação direta com o público em geral e, nomeadamente, com a comunidade local onde o PLAAC - Arrábida se insere, dando a conhecer o projeto, partilhando o desenvolvimento das diferentes tarefas associadas e mostrando os resultados dos planos de adaptação climática elaborados para os três municípios.
Com uma interface simples, dinâmica e intuitiva, a página web do projeto PLAAC reúne informações sobre as atividades do projeto, notícias, conteúdos audiovisuais, materiais de divulgação e documentos de interesse, e irá sendo atualizado ao longo da vida do projeto. O website permite ainda a ligação com o Mecanismo de Financiamento EEA Grants e o Programa Ambiente, bem como com as redes sociais do PLAAC em Facebook e Twitter, de forma a maximizar a visibilidade e alcance do projeto.
O PLAAC – Arrábida é financiado através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, que promove a economia circular, a descarbonização da sociedade e a valorização do território e é operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.