Máquinas do Projeto Oeste + Recicla entram em funcionamento

Máquinas do Projeto Oeste + Recicla entram em funcionamento

Entrou hoje em funcionamento o sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas não reutilizáveis da Região Oeste, que tem como objetivo aumentar a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, na produção e consumo, através da implementação de um sistema de depósito e retorno das garrafas de plásticos em todos os Municípios da Região Oeste.

Ao depositar embalagens de bebidas nas máquinas do Projeto Oeste + Recicla, o consumidor final irá receber descontos nos Passes de Transporte Rodoviários da Região Oeste, um incentivo que visa contribuir para o uso do transporte coletivo e para o alcance da neutralidade carbónica.

O objetivo é garantir o encaminhamento das embalagens para reciclagem e a produção de reciclado de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados.

No lançamento, realizado no Terminal Rodoviário de Torres Vedras, estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste e da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, a Diretora de Serviços da Secretaria-Geral do Ambiente, Susana Escária, o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Paulo Simões, a representante do Parceiro Norueguês Empower.eco, Inês Rocha, Autarcas e Vereadores do Oeste e Operadoras de Transporte.

A partir de 17 de outubro de 2022, as máquinas adquiridas no âmbito do Projeto ‘Oeste +Recicla’ entram em funcionamento nos Municípios da Região Oeste, um Projeto com um investimento de 999.676,00 euros, co-financiado em 90% pelo EEA Grants. Ao todo foram distribuídas 18 máquinas pelos 12 Municípios do Oeste, cuja localização poderá ser consultada no link: Oeste + Recicla - Projeto - Oeste CIM