Metodologia para validação global dos projetos do Aviso#4

Metodologia para validação global dos projetos do Aviso#4

Foi desenvolvida uma metodologia para validação dos projetos do Aviso de Concurso#4 - Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas, que visa analisar as várias atividades do projeto e os respetivos resultados, quer do ponto de vista técnico, quer em termos da conformidade face ao cronograma de projeto, sendo propostas ações corretivas sempre que necessário.

O Programa Ambiente dos EEA Grants 2014-2021, cujo operador é a Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática, assenta em três áreas de atuação, designadamente a promoção da Economia Circular, a descarbonização da Sociedade e a valorização do território.

O Programa Ambiente contempla vários Concursos, entre os quais o Aviso#4, que visa promover o desenvolvimento de "laboratórios-vivos". Os "laboratórios-vivos" podem ser definidos como espaços de teste de soluções inovadoras, onde múltiplas partes interessadas colaboram no desenvolvimento, prototipagem, validação, teste e aplicação em contexto real de novas tecnologias e serviços de baixo carbono, em áreas delimitadas, com identidade local e reconhecíveis pelos cidadãos.

Os projetos aprovados por este Aviso são assim de natureza holística, envolvendo diferentes áreas de conhecimento de natureza técnica e diferentes entidades, o que os torna vastos em ternos de áreas técnicas e complexos na análise das diferentes articulações.

Por este motivo, o Operador do Programa Ambiente solicitou uma validação dos projetos aprovados pelo Aviso#4, com incidência na componente técnica, por forma a antecipadamente identificar eventuais riscos de incumprimento do projeto em termos dos resultados expectáveis e respetivos impactes.

O Operador do Programa Ambiente solicitou à empresa Ana Salgueiro, Consulting for Sustainability o desenvolvimento de uma metodologia para validação técnica dos projetos financiados no âmbito do Aviso de Concurso #4 – Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas.