O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribui pela comunidade académica 10 mil garrafas reutilizáveis

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribui pela comunidade académica 10 mil garrafas reutilizáveis

O projeto piloto, Refill H2O, coordenado pelo investigador do IPVC, António Curado, vai retirar, anualmente, das seis Escolas Superiores do IPVC, mais de uma tonelada de garrafas plásticas de utilização única.

O projeto Refill H2O foi considerado o melhor entre as 24 candidaturas ao Programa “ambiente, alterações climáticas e economia de baixo carbono”, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), tendo um financiamento de 140.349,64 € para a redução do lixo marinho.

O IPVC conta com o parceiro New Water Product (NWP), que é o responsável, depois da fase de conclusão da data de execução do projeto, de fazer a promoção da solução desenvolvida nas outras instituições de ensino superior. “Este parceiro desenvolveu uma estação à medida do IPVC e dos nossos requisitos de utilização, do ponto de vista das caraterísticas da água dispensada e da comunicação da estação de reenchimento com a nossa plataforma dos SAS”, explicou o coordenador, referindo que o SAS Social tem uma plataforma nova online que vai permitir ao aluno/colaborador encher a garrafa usando um chip que está incorporado na máquina que comunica quer com a garrafa quer com o cartão do aluno/colaborador envolvido.

O Politécnico de Viana do Castelo já instalou as estações de reenchimento nos locais escolhidos em cada escola e residência.

A divulgação e as ações de sensibilização junto das escolas secundárias ficam a cargo da ÁREA Alto Minho – Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho, que também é copromotor do projeto.