Portugal e Noruega unidos pela construção sustentável: Destaque no Jornal Público

Portugal e Noruega unidos pela construção sustentável: Destaque no Jornal Público

Numa reportagem publicada no dia 29 de setembro de 2024, o Jornal Público destacou uma iniciativa bilateral entre Portugal e Noruega, relacionada com a contrução de edifícios utilizando 100% de materiais reutilizados, trazendo à tona os desafios e oportunidades da transição para um modelo de economia circular no setor da construção.

A reportagem acompanhou uma comitiva de 12 membros do cluster português Habitat Sustentável numa visita a Bergen, na Noruega, para conhecer práticas inovadoras de reutilização de materiais​.

A visita incluiu representantes de várias empresas portuguesas, como o Grupo Casais e a SECIL, além de investigadores e instituições como o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o Instituto da Construção da Universidade do Porto. O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto projetos como o Føniks, onde a construtora Frydenbø está a renovar um edifício com a ambição de reutilizar 100% dos materiais, um exemplo claro da aplicação de princípios da economia circular no setor​.

A reportagem também salientou o uso de tecnologia de ponta, como o radar de penetração no solo (GPR), que permite inspecionar e avaliar a integridade do betão, facilitando a sua reutilização. Empresas como a Birdsview estão na vanguarda dessa transformação, proporcionando novas ferramentas para a reutilização de materiais de construção, uma área que ainda enfrenta desafios, especialmente em termos de regulamentação e aceitação no mercado.

Em Portugal, os projetos financiados pelo Programa Ambiente dos EEA Grants estão igualmente a impulsionar práticas de sustentabilidade no setor da construção, esta iniciativa e o apoio dos EEA Grants Portugal, tem permitido que os projetos explorem soluções para reduzir o impacto ambiental da construção civil, utilizando materiais reutilizados e promovendo a eficiência energética.

Esta parceria entre Portugal e Noruega é um exemplo do compromisso internacional com a sustentabilidade e a inovação no setor da construção.

A colaboração com o cluster norueguês Proptech Innovation reflecte uma troca de conhecimentos e práticas, demonstrando que, a nível europeu, as soluções circulares estão a ser desenvolvidas para transformar o setor.

Como disse Victor Ferreira, diretor do cluster Habitat Sustentável, “já temos soluções de sustentabilidade ao nível do melhor que se faz na Europa”. Esta troca de experiências e tecnologias é essencial para impulsionar o setor da construção em Portugal rumo a um futuro mais sustentável​.

Veja o artigo completo aqui.