Programa Ambiente reforça sinergias no evento final do Programa Crescimento Azul

Programa Ambiente reforça sinergias no evento final do Programa Crescimento Azul

O Programa Ambiente dos EEA Grants marcou presença no evento final do Programa Crescimento Azul, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A iniciativa reuniu especialistas e decisores para refletir sobre o impacto do programa e debater o futuro da economia azul sustentável em Portugal

No painel "Sinergias: Negócio, Investigação e Educação", Susana Escária, Diretora de Serviços de Prospetiva e Planeamento na Secretaria-Geral do Ambiente e responsável pela coordenação do Programa Ambiente, sublinhou a importância da cooperação entre diferentes setores para potenciar a inovação e a sustentabilidade na gestão dos recursos marinhos. O debate contou ainda com as intervenções de José Guerreiro (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Ruben Eiras (Fórum Oceano) e Vítor Franco Correia (Escola Náutica Infante D. Henrique), sob a moderação de Sandra Primitivo (EY).

O evento incluiu vários momentos de reflexão sobre os impactos do Programa Crescimento Azul. Na sessão de abertura, participaram Marisa Lameiras da Silva (Diretora-Geral de Política do Mar), Maria Mineiro (Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão), Roger Bymolt (Financial Mechanism Office), Karina Asbjørnsen (Primeira Secretária da Embaixada da Noruega em Portugal) e Lídia Bulcão (Secretária de Estado do Mar).

Durante a apresentação dos resultados do programa, Rute Assis Pires (Direção-Geral de Política do Mar) destacou os avanços alcançados, nomeadamente os 115 projetos apoiados e um investimento total de 44,9 milhões de euros.

A presença do Programa Ambiente neste evento reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a transição ecológica, alinhando-se com as estratégias nacionais e europeias para a proteção do meio marinho.