Projeto Oeste Adapta | Mais de 30 participantes no penúltimo Webinar do Projeto

Projeto Oeste Adapta | Mais de 30 participantes no penúltimo Webinar do Projeto

Realizou-se esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Webinar#6 do Projeto Oeste Adapta, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants. Na iniciativa estiveram presentes mais de 30 Técnicos Municipais do Oeste afetos ao Projeto.

O penúltimo Webinar do Projeto Oeste Adapta iniciou pelas 14:30h, tendo como primeiro ponto de trabalho a realização do ponto de situação do Projeto, feito pelo Técnico do CEDRU, Heitor Gomes. O mesmo referiu que, nos Conselhos Locais realizados, foram recolhidos contributos relevantes para a última etapa da Fase 2 e posterior Plano de Ação.

Com o Webinar #6, o Projeto entra assim na fase de integração da adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial e Mainstreaming.

Após esta introdução, os Técnicos Municipais foram distribuídos por 3 salas paralelas onde, em conjunto com um Técnico do CEDRU, foi questionado se havia alguma dúvida ou dificuldade no respetivo Plano e TVP’s. Foi ainda feito o balanço dos Conselhos Locais e respetiva participação da população nos mesmos e, por fim, foi mencionada a importância de consolidar e fazer uma boa definição do universo de medidas e ações relevantes para o Município pois esta será uma tarefa muito relevante para a próxima fase do Projeto.

Pedro Henriques e Gonçalo Caetano, Técnicos do CEDRU, fizeram a apresentação da Metodologia de Mainstreaming da Adaptação Climática e da Metodologia para a Integração da Adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial, respetivamente.

Relativamente à metodologia de Mainstreaming foi possível perceber por que é desejável integrar a adaptação às alterações climáticas nos planos, programas e estratégias de desenvolvimento local, assim como as três diferentes formas de mainstreaming existentes. Foram, igualmente, apresentadas as próximas tarefas e sub-tarefas metodológicas aos Técnicos Municipais.

No que se refere à Integração da Adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial, Gonçalo Caetano falou sobre as principais formas de integração da adaptação no ordenamento do território e nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT), abordando as próximas tarefas metodológicas a realizar neste âmbito.

No final, Heitor Gomes referiu os próximos passos, nomeadamente a realização do Webinar #7, no dia 25 de janeiro, para balanço dos trabalhos “Mainstreaming e Integração” e preparação dos trabalhos de gestão, acompanhamento e avaliação.