Esta é uma das iniciativas do projeto inserida na ação “Reciclagem”, que contempla a instalação de máquinas de reverse vending nas principais lojas retalhistas do concelho de Vila Real, com o objetivo de recolher e separar embalagens e garrafas PET (politereftalato de etileno) de água, sumo, refrigerantes, bebidas alcoólicas (não lácteas) e de latas de alumínio. Estes equipamentos conseguem reduzir de três a cinco vezes o volume inicial das embalagens recolhidas de forma a garantir o seu encaminhamento para a reciclagem.
Pela deposição de cada embalagem de plástico PET e/ou latas de alumínio, o utilizador receberá um talão de desconto que poderá ser rebatido em compras na loja onde efetuou o depósito. Por cada embalagem depositada serão devolvidos os seguintes valores:
- embalagens e latas entre 0,1 litros e 0,5 litros - 2 cêntimos
- embalagens e latas com capacidade superior a 0,5 litros e até 2 litros - 5 cêntimos
Para que a máquina aceite as embalagens e latas de alumínio, estas deverão ter o seu código de barras legível, não poderão conter líquidos, não poderão estar espalmadas e deverão ter tampa, no caso das embalagens PET.
Para além destas informações, a máquina irá conter, quer em vídeo, quer discriminado no local, todo o tipo de informações, para esclarecer quaisquer dúvidas na utilização da mesma. Estará também disponível o email: ambiente@cm-vilareal.pt para que possam ser enviadas questões e/ou sugestões.
Esta iniciativa insere-se no projeto “Para cá do Marão embalagens não!” projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.