Projeto “Para cá do Marão embalagens não!” instalou cinco máquinas de reverse vending (rvm) no dia 19 de agosto

Projeto “Para cá do Marão embalagens não!” instalou cinco máquinas de reverse vending (rvm) no dia 19 de agosto

O Município de Vila Real, no âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!” instalou e inaugurou no dia 19 de agosto, cinco máquinas de Reverse Vending (RVM) nas lojas retalhistas aderentes ao projeto: Auchan, Continente, Intermarché e Pingo Doce (Lordelo e Miguel Torga)

Esta é uma das iniciativas do projeto inserida na ação “Reciclagem”, que contempla a instalação de máquinas de reverse vending nas principais lojas retalhistas do concelho de Vila Real, com o objetivo de recolher e separar embalagens e garrafas PET (politereftalato de etileno) de água, sumo, refrigerantes, bebidas alcoólicas (não lácteas) e de latas de alumínio. Estes equipamentos conseguem reduzir de três a cinco vezes o volume inicial das embalagens recolhidas de forma a garantir o seu encaminhamento para a reciclagem.

Pela deposição de cada embalagem de plástico PET e/ou latas de alumínio, o utilizador receberá um talão de desconto que poderá ser rebatido em compras na loja onde efetuou o depósito. Por cada embalagem depositada serão devolvidos os seguintes valores:

- embalagens e latas entre 0,1 litros e 0,5 litros - 2 cêntimos

- embalagens e latas com capacidade superior a 0,5 litros e até 2 litros - 5 cêntimos

Para que a máquina aceite as embalagens e latas de alumínio, estas deverão ter o seu código de barras legível, não poderão conter líquidos, não poderão estar espalmadas e deverão ter tampa, no caso das embalagens PET.

Para além destas informações, a máquina irá conter, quer em vídeo, quer discriminado no local, todo o tipo de informações, para esclarecer quaisquer dúvidas na utilização da mesma. Estará também disponível o email: ambiente@cm-vilareal.pt para que possam ser enviadas questões e/ou sugestões.

Esta iniciativa insere-se no projeto “Para cá do Marão embalagens não!” projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.