Para além de relembrar a existência destes equipamentos, pretende-se, também, dar a conhecer a quantidade de material recolhida bem como divulgar os valores que foram possíveis de aferir pelo sistema de recolha de opinião e/ou questionário de resposta rápida.
Da monitorização destes equipamentos, através das questões patentes nestas infraestruturas, foi nas perguntas: “Já ouviu falar do projeto Para cá do Marão embalagens não?”, “Considera estas iniciativas importantes?” e “Acha que deveria existir mais depósito de pontas de cigarros?” que mais se destacou a maior discrepância nas respostas positivas, com valores de 60, 67 e 77% respetivamente. Já nas questões: “Conhece os EEA Grants?”, ou “Ainda deita pontas de cigarro para o chão?” os valores são mais equitativos, entre taxas de 45 e 50%, com pontas de cigarros no local “SIM”.
Para além de contribuir para a redução do impacto das pontas de cigarros ou charutos e pastilhas elásticas no meio ambiente, pretende-se, também, com a divulgação deste vídeo, sensibilizar toda a população para a correta deposição destes produtos, com a finalidade última de adequada recolha e tratamento destes resíduos.
O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.
Assista ao vídeo aqui.