Reciclar embalagens na Universidade de Aveiro dá direito a recompensas

Reciclar embalagens na Universidade de Aveiro dá direito a recompensas

Estão em funcionamento, desde o dia 21 de abril, seis máquinas que vão permitir aos detentores do cartão de identificação da Universidade de Aveiro (UA) serem reembolsados por cada garrafa de plástico ou lata depositada. As máquinas estão disponíveis em vários pontos dos campi da UA.

A UA lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositar embalagens de alumínio e PET e receber por isso. Esta devolução é realizada em equipamentos dedicados e, no total, são seis as máquinas disponíveis para reciclar as embalagens. Os equipamentos estão em vários pontos dos campi da UA, nomeadamente no edifício do complexo pedagógico, na zona técnica central, na casa do estudante, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN). 

O valor do depósito é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição, e difere consoante o tamanho da embalagem, podendo variar entre dois e cinco cêntimos. É esperado que, havendo uma separação dedicada, com um menor grau de contaminação, o produto resultante da recolha possua uma qualidade superior e se assista a um aumento da recolha seletiva de PET e alumínio.

Este é o projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET (REAP), apresentado pela UA e foi um projeto aprovado para financiamento pelo Programa Ambiente, do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. Para a implementação deste projeto, a UA teve como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega.