A Teu Lado – prevenir, evitar e reparar a violência doméstica

Apr Ateulado Conteudo

A sessão de apresentação do projeto A Teu Lado - Quebrar o ciclo intergeracional da violência doméstica teve lugar no dia 28 de abril, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), tendo sido aberta pela Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, que alertou para a invisibilidade das crianças e jovens em situações de violência doméstica, condição que foi agravada com a pandemia, considerando da maior importância a intervenção da instituição que representa.
Seguidamente, Manuel Albano, Vice-presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, reforçou a relevância de uma linha de financiamento para a concretização do projeto, cujas estruturas de apoio e de parceria, numa lógica de atuação concertada, considerou essenciais para abranger as áreas territoriais e de intervenção do projeto: “prevenir, evitar e reparar”.
O Representante do MAI no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, António Castanho, apresentou, depois, o projeto, falando do contexto português no que respeita à resposta às vítimas de violência doméstica crianças e jovens e salientando o impacto que tem a violência doméstica no seu desenvolvimento. Descreveu, também, o modelo de intervenção do projeto, os seus principais objetivos, resultados esperados e atividades propostas.
Após a apresentação do projeto, Micaela Jorge, Psicóloga no Aces Tâmega II – Vale do Sousa Sul apresentou o seu testemunho de uma situação de homicídio conjugal, alertando para a necessidade de proteção e intervenção imediata nesses casos. Este painel foi moderado por Maria João Fernandes, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
A seguir, abriu-se um espaço de debate, no qual os parceiros de projeto salientaram a importância de intervenção imediata no terreno.
Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (UNG-MFEEE), destacou a importância do financiamento nestes tipos de projetos e Tove Westberg, Embaixadora da Noruega, congratulou a parceria do projeto com a Fundação norueguesa Stine Sofie's. A sessão foi encerrada pela então Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro.