Kick-off meeting do Seminário Internacional ViViDo em resumo

ViViDo_Capa

Evento online marcou o lançamento do projeto ViViDo.

Kick-off meeting do projeto ViVido promove reflexão e partilha de experiências sobre a problemática do apoio às vítimas de violência doméstica

No dia 21 de outubro de 2020, foi apresentado publicamente o projeto ViViDo, num evento com transmissão exclusivamente online. Durante as 7h de transmissão do Seminário Internacional, na plataforma Zoom (onde era possível colocar questões e dialogar com os oradores), e em diferentes grupos de Facebook, foram debatidas ideias e preocupações relativas à elaboração da plataforma nacional de gestão de informação online centrada nas vítimas. Os oradores louvaram a finalidade do projeto ViViDo, referindo que se trata de uma oportunidade única para a aprendizagem mútua e partilha de experiências, quer para a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), como para todos as entidades envolvidas.

Em muitas das intervenções, ficou vincada a ideia de que o foco da plataforma deverá ser a vítima, e que a plataforma deve servir o propósito principal de agilizar o processo burocrático moroso a que a vítima é sujeita.

Houve algumas preocupações levantadas, por parte de espectadores, que elaboraram questões indo de encontro à problemática da segurança digital e da multiplicação de processos já existentes. Essas dúvidas e sugestões foram discutidas e tidas em conta, numa fase de início de projeto, onde o apelo é para que todas as entidades e indivíduos singulares dêem o seu contributo.

 

O projeto ViViDo - Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica é um projeto do Open Call #4: Projetos para melhorar a proteção das vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica, no âmbito do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” gerido pela CIG e financiado pelos EEA Grants.