Entre os dias 20 e 23 de junho, a equipa bridGEs foi recebida pelo seu parceiro internacional KUN Centre for Equality and Diversity, em Kristiansand, no sul da Noruega.
De acordo com os rankings internacionais, a Noruega está na vanguarda em termos de igualdade de género e qualidade de vida, o que em muito contribui para o forte crescimento económico do país. Não obstante, tem ainda desafios para ultrapassar, em particular nesta região mais a sul do território.
A visita teve como objetivo a partilha de experiências, de instrumentos e de metodologias de avaliação e intervenção no âmbito da igualdade de género, conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar e inclusão da diversidade nas organizações de trabalho.
O programa proposto pelo parceiro KUN Center for Equality and Diversity incluiu a apresentação do programa de certificação “Equal Working Life Certification” e diversas reuniões de trabalho com empresas e entidades públicas com boas práticas neste domínio.
Patricia Hartmann, líder deste programa de certificação, dirigido quer a organismos públicos quer privados, refere que o projeto, que é desenvolvido e implementado por organizações da sociedade civil, pretende contribuir para um maior nível de igualdade e diversidade nos locais de trabalho, através de um esforço ativo e sistemático das organizações, que acabam por ver o seu trabalho reconhecido com o selo de certificação.
O Município de Kristiansand, a Câmara de Comércio e a Agder Energi são organizações que implementaram o processo de certificação. Partilharam os desafios da sua aplicação, os resultados atingidos, o que está por concretizar e, sobretudo, aquilo que as move neste caminho pela igualdade de género e inclusão da diversidade.
BridGEs – Empresas do Alto Minho pela Igualdade de Género, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, é um projeto do Programa Conciliação e Igualdade de Género do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, operado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.