No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que se comemora em 2021, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) e a Secretaria-Geral do Conselho organizam a Conferência Online "Shifting freight to rail: on track for a greener future". As inscrições estão abertas até dia 10 de maio.
A Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, publicada em dezembro passado, pela Comissão Europeia, estabelece como meta para o tráfego ferroviário de mercadorias: aumentar 50% até 2030 e duplicar até 2050. No entanto, apesar do considerável investimento público e privado, tanto em infraestruturas como em material circulante, o modelo de transporte ferroviário de mercadorias não sofreu alterações nas últimas duas décadas.
Então, o que é necessário para finalmente impulsionar uma transformação no modelo de transporte ferroviário de mercadorias? Nesta conferência, cujos oradores de excelência representam a indústria ferroviária, quer do sector privado e quer do sector público, serão exploradas diferentes respostas a esta questão.
O promotor AP-Bridge irá participar no Painel 2 "Ship-to-wagon as the driver for modal shift", onde apresentará o projeto Carregador de Ripagem Lateral, financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa de Crescimento Azul.
Este projeto visa desenvolver um protótipo para validação técnica e comercial de um novo e inovador equipamento, o SSL Vehicle – Side Sliding Loader Vehicle, que tem a capacidade de carregar contentores laterais sobre vagões ferroviários, permitindo de uma forma fácil e automática carregar/descarregar vagões de contentores.
Saiba mais sobre o Carregador de Ripagem Lateral.
O vídeo da sessão está disponível em Inglês, Português, Francês, Espanhol e Italiano.