Nos dias 4 e 5 de junho teve lugar em Sofia, Bulgária, a Conferência e Matchmaking “Business Cooperation and the European Green Deal”, organizada pela Innovation Norway, em parceria com a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) e a Secretaria-Geral do Ambiente (SGA), com o intuito de discutir possibilidades de negócios no âmbito do Pacto Verde Europeu. O evento contou com cerca de 150 participantes, sendo Portugal representado por 9 entidades e 2 oradores nas sessões temáticas: Digitalização da Economia Azul Sustentável e Hidrogénio para a Descarbonização dos Transportes. No matchmaking foram realizadas cerca de 31 reuniões.
A sessão plenária começou com as boas-vindas de Magnar Ødelien, Diretor dos EEA and Norway Grants na Innovation Norway, seguido das intervenções de Iliana Ivanova, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Elisabeth Svanholm Meyer, Vice-Presidente Sénior da Innovation Norway, Zornitsa Roussinova, Presidente do Conselho Económico e Social da República da Bulgária, e Turi Bundlie Bakke, Conselheira Sénior do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega.
A sessão seguinte consistiu numa visão geral sobre as oportunidades de negócio no âmbito do Pacto Verde Europeu, focando de que forma é possível transformar os desafios climáticos e ambientais em oportunidades em todas as áreas políticas, criando amplas possibilidades para as empresas europeias criarem tecnologias e soluções sustentáveis que conduzam à criação de valor.
A tarde foi dedicada a duas sessões temáticas:
- Hydrogen for Greening Transportation, para discutir de que forma o Hidrogénio poderá ser utilizado na descarbonização dos transportes, acelerando o desenvolvimento da sua cadeia de valor. Nesta sessão, Vasco Amorim, da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio descreveu o estado deste tema em Portugal.
- Raw Materials for Zero-Emission Targets, para discutir a ligação entre a disponibilidade de matérias-primas e as tecnologias de emissão zero.
Na manhã do dia seguinte realizaram-se mais duas sessões temáticas:
- The Role of Carbon Capture and Storage, para discutir qual o papel que a Captura e Armazenamento de Carbono desempenhará na transição verde e como permitirá cumprir atempadamente o compromisso de descarbonização.
- Digitalisation of the Sustainable Blue Economy, para discutir de que forma a digitalização na economia azul poderá ser importante em setores desde a gestão de recursos e ferramentas de monitorização até à otimização da energia renovável offshore. Nesta sessão, Carlos Pinho, da Fórum Oceano, descreveu o estado deste tema em Portugal.
Após o almoço, decorreram as reuniões de matchmaking entre os participantes que incluíram empresas, clusters, investigadores, decisores políticos, representantes das principais agências de inovação e outros intervenientes de vários países europeus: Bulgária, Croácia, Estónia, Grécia, Islândia, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia e Eslováquia. As entidades portuguesas, Viva Lab, Instituto Superior de Agronomia, Enhídrica, Itecons, Escola Náutica Infante D. Henrique, Built Colab, Atronia, Neutroplast e AVOS - Added Value Offshore Systems, tiveram a oportunidade de estabelecer vários contactos e esperamos futuras parcerias.
No final do evento o saldo foi bastante positivo, contribuindo para alcançar os objetivos estabelecidos no Pacto Verde Europeu, assim como identificar os desafios para a cooperação empresarial em soluções verdes, explorar a melhor forma de cooperar em soluções empresariais verdes e criar sinergias entre os EEA and Norway Grants e os programas de financiamento europeus e nacionais.
Ver galeria de imagens.