Entre os dias 9 e 10 de maio realizou-se em Bruxelas, Bélgica, um seminário organizado pelo Gabinete do Mecanismo Financeiro EEA Grants, com o objetivo de partilhar boas práticas e as lições aprendidas pelos Operadores dos Programas (PO) de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs no que se refere à execução dos Programas.
Para além da participação de Portugal, através da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), responsável pelo Programa de Crescimento Azul, representada pela Diretora de Serviços de Programação Sandra Silva, e pelo Diretor de Serviços de Estratégia Ricardo Veloso, estiveram presentes representantes da Croácia, Estónia, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Letónia e Roménia.
O primeiro dia foi dedicado ao ponto de situação dos Programas. Sandra Silva informou sobre a situação do Programa em Portugal seguido de um painel de discussão. O dia terminou com a avaliação dos Programas da área da inovação e informação sobre o que esperar no último ano de execução.
Seguiu-se um debate sobre quais as áreas de foco que devem incidir os Programas a aprovar no próximo Mecanismo Financeiro. Para tal, os participantes no seminário foram divididos em vários grupos: Green Industry Innovation; Blue Growth; ICT; Welfare Technology/Ambient Assisted Living.
Na manhã seguinte realizaram-se três sessões temáticas – Legal; Results and Evaluation; Bilateral session; onde os membros da equipa da DGPM intervieram com as suas ideias.
No final do Seminário foi apresentado um resumo das conclusões dos trabalhos desenvolvidos nos dois dias e foi relevada a importância destes encontros para partilhar boas práticas e lições aprendidas entre os países beneficiários dos EEA Grants 2014 – 2021.