O Mecanismo Financeiro EEA Grants organizou o Seminário de boas práticas da execução dos Programas dos países beneficiários dos EEE Grants 2014 – 2021, em Bruxelas, dias 9 e 10 de maio

Fr

A Direção-Geral de Política do Mar, Operador do Programa Crescimento Azul, marcou presença no Seminário e assinala a importância destes encontros para os Programas de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs

 

Entre os dias 9 e 10 de maio realizou-se em Bruxelas, Bélgica, um seminário organizado pelo Gabinete do Mecanismo Financeiro EEA Grants, com o objetivo de partilhar boas práticas e as lições aprendidas pelos Operadores dos Programas (PO) de Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PMEs no que se refere à execução dos Programas.

Para além da participação de Portugal, através da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), responsável pelo Programa de Crescimento Azul, representada pela Diretora de Serviços de Programação Sandra Silva, e pelo Diretor de Serviços de Estratégia Ricardo Veloso, estiveram presentes representantes da Croácia, Estónia, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Letónia e Roménia.

O primeiro dia foi dedicado ao ponto de situação dos Programas. Sandra Silva informou sobre a situação do Programa em Portugal seguido de um painel de discussão. O dia terminou com a avaliação dos Programas da área da inovação e informação sobre o que esperar no último ano de execução.

Seguiu-se um debate sobre quais as áreas de foco que devem incidir os Programas a aprovar no próximo Mecanismo Financeiro. Para tal, os participantes no seminário foram divididos em vários grupos: Green Industry Innovation; Blue Growth; ICT; Welfare Technology/Ambient Assisted Living.

Na manhã seguinte realizaram-se três sessões temáticas – Legal; Results and Evaluation; Bilateral session; onde os membros da equipa da DGPM intervieram com as suas ideias.

No final do Seminário foi apresentado um resumo das conclusões dos trabalhos desenvolvidos nos dois dias e foi relevada a importância destes encontros para partilhar boas práticas e lições aprendidas entre os países beneficiários dos EEA Grants 2014 – 2021.