O Programa Atlantis surgiu como resposta à falta de relação entre comunidades e a necessidade de agir urgentemente sobre a proteção do Oceano para mitigar a perda de biodiversidade e recursos naturais. Por outro lado, o público em geral tem falta de informação sobre o importante papel do Oceano na manutenção da biodiversidade, na produção de sumidouros de carbono ou de oxigénio.
O Programa Atlantis foi um programa de educação ecológica subaquática que promoveu a literacia oceânica a partir da combinação de mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano. Através deste método, pretendeu despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais, quer nos alunos, quer nas comunidades onde vivem e nas relações que se encontram no ambiente.
O programa decorreu entre março e agosto de 2021 e envolveu uma turma do 8º ano de uma escola da região de Sesimbra, envolvendo 22 alunos e 8 professores. Durante um ano letivo foram realizadas diversas atividades de enriquecimento e sensibilização que combinam conhecimentos científicos, desportivos, educacionais e de desenvolvimento humano:
- Mergulho livre, aproximando-se dos jovens para o Oceano e inspirando-os a tomar medidas num estilo de vida mais sustentável.
- Jogo Oásis, mentoria de um projeto de classe no âmbito da proteção do Oceano e auto-desenvolvimento;
- Visita de estudo às pradarias do mar, sensibilizando para a importância deste hábitat;
- Ocean Talks, evento público gratuito onde foram partilhadas experiências informais de especialistas em diferentes áreas relacionadas com o mar;
- EcoAção, praia e ação de limpeza de fundos marinhos com a comunidade local.
Álbum fotográfico:
www.oceansandflow.com/fotos-programa-atlantis-2021
Vídeo Trailer: