No dia 9 de junho decorreu a sessão de apresentação do projeto Ergomarine, promovido pela Ernesto São Simão, Lda. Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de sistemas inovadores para a ostricultura, destinados ao mercado europeu. Estes novos sistemas procurar estimular a produtividade na aquicultura, incrementando a competitividade deste setor. E, tal como o nome “Ergo” indica, são desenhados com o objetivo de facilitar o trabalho árduo dos ostricultores, através da garantia da ergonomia.
No evento de lançamento, a Ernesto São Simão Lda. apresentou as linhas gerais do projeto, assim como os primeiros desenvolvimentos deste projeto, iniciado no final de 2020.
A sessão de abertura contou com a presença de Maria João Lois, Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants que se congratulou pelo arranque oficial deste projeto e reforçou a importância do Programa Crescimento Azul no desenvolvimento da economia azul portuguesa.
A sessão contou ainda com oradores do setor da aquicultura que fizeram um enquadramento do estado da arte da ostricultura nos mercados europeu e português e ainda com o representante do parceiro científico do projeto que focou a importância da ligação entre o meio científico e empresarial.
Programa:
14:30 - Início da Sessão
14:35 - EEA Grants – Programa Crescimento Azul
Maria João Lois, UNG – MFEEE (via Zoom)
14:45 - Ostricultura no Mercado Europeu
Olivia Eidenberger, Nodus Factory (apresentação em inglês)
15:00 - Ostricultura em Portugal
Rui Moreira, Associação Portuguesa de Aquacultores
15:15 - Inovação para Crescimento Azul – Projeto Ergomarine
Manuel São Simão, Ernesto São Simão Lda.
15:30 - Crescimento Azul - A Importância da Ligação entre o Meio Científico e Empresarial
Vítor Vasconcelos, CIIMAR
15:45 Apresentação de Protótipos & Networking
16:00 Encerramento
Assista aqui ao vídeo da sessão.