A terceira sessão de apresentação dos projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014‑2021, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar, decorreu no passado dia 22 de outubro, em formato digital, e foi a primeira inteiramente dedicada a projetos na área da literacia do Oceano.
A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que reforçou a importância desta temática referindo que este concurso foi um dos mais competitivos com 46 candidaturas, solicitando financiamento de mais de 1.2 M de euros. “Temos projetos de norte a sul e ilhas de Portugal, que demonstra que este é um tema que está na ordem do dia.” – mencionou.
De seguida, a Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão, Maria João Lois, frisou a relevância Programa Crescimento Azul nos EEA Grants, e congratulou os 10 projetos financiados e os parceiros envolvidos, aguardando com expectativa os resultados das atividades que serão realizadas nesta importante temática da literacia do Oceano.
A sessão continuou com as apresentações dos promotores dos projetos financiados, revelando as diversas estratégias utilizadas, mas todos com o mesmo objetivo - sensibilizar para as grandes questões que o Oceano enfrenta e mudar comportamentos. Promover a ligação dos alunos ao mar, com campanhas de limpeza de praias ou outras atividades de conexão com o Oceano, organizar cursos de formação de professores ou palestras na temática da literacia do Oceano, produzir recursos digitais como contos ou filmes infográficos, implementar iniciativas de natureza artística, ou promover o desporto náutico foram alguns exemplos que os cerca de 150 participantes tiveram oportunidade de conhecer.
A sessão terminou com uma mensagem da Embaixadora da Noruega, Tove Bruvik Westberg, que referiu que “o conhecimento científico não é suficiente por si só, este deve ser valorizado e transmitido, ou seja, temos de aumentar a literacia do Oceano e estes projetos assim o demonstram”, salientando ainda a criatividade, a seriedade e o entusiasmo dos projetos apresentados.
A mensagem final pertenceu ao Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que mencionou a Estratégia Nacional para o Mar, aprovada este ano, “cuja visão é promover um Oceano saudável para potenciar o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos portugueses, e afirmar Portugal como líder na governação do Oceano apoiado no conhecimento científico.” Concluindo que “alinhados com esta Estratégia precisamos de uma sociedade informada e é por isso que cada vez mais ouvimos falar de literacia do Oceano e da sua importância.”
Assista aqui ao vídeo da sessão.