No âmbito da música de concerto ocidental, a performance tem estado intimamente ligada à interpretação com base na ideia de autenticidade frente a um determinado texto musical.
A tecnologia permanece sobretudo circunscrita ao contexto da composição musical, enquanto a performance de obras não-contemporâneas perpetua linguagens históricas convencionais, muitas vezes ultrapassadas no que diz respeito ao uso de recursos inovadores para a compreensão do passado.
O principal objetivo da iniciativa é problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música de concerto ocidental através do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos inovadores.
Os objetivos específicos são: 1) promover a (re)criação de obras artísticas do passado e a produção de novos outputs artísticos através do uso de linguagens contemporâneas baseadas na experimentação com interfaces tecnológicas; 2) proporcionar o teste e aprimoramento de novas tecnologias associadas à criação artística; 3) reformular a ideia de expressividade em música através da interação entre ações humanas e feedback do instrumento; e 4) disseminar novos recursos, ferramentas tecnológicas e estratégias práticas relacionadas à interpretação e criação artística em música.
O projeto é coordenado por Alfonso Benetti (Universidade de Aveiro/Inet-MD, Portugal) e integra os artistas-investigadores Øyvind Brandtsegg, Trond Engum (Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet, Noruega), e Francisco Monteiro (Instituto Politécnico do Porto, Portugal).