Termina o projeto "Modelação de Ondas Costeiras na Reserva Mundial de Surf da Ericeira" financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais

Ericeira Cartaz PT V2 169

Iniciativa bilateral de sucesso termina e apresenta resultados e conclusões

O projeto “Modelação de Ondas Costeiras na Reserva Mundial de Surf da Ericeira”, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants Portugal, chegou ao fim em junho de 2024. Iniciado em abril de 2023, o objetivo desta Iniciativa Bilateral foi aplicar ferramentas numéricas de média a alta fidelidade para modelar as ondas na Reserva Mundial de Surf da Ericeira. Esta iniciativa procurou não só fornecer informações melhores e mais detalhadas para os praticantes de surf, mas também desenvolver modelos que as autoridades locais pudessem utilizar para preservar os ativos costeiros.

Como resultado da parceria entre a blueOASIS, uma start-up sediada na Ericeira, e a universidade norueguesa NTNU, desenvolvedora do simulador de ondas REEF3D, esta iniciativa incluiu duas visitas dos parceiros noruegueses à Ericeira. Estas visitas permitiram-lhes obter uma compreensão mais profunda da Reserva de Surf e transferir conhecimentos sobre o REEF3D. Durante a sua estadia, foram realizadas algumas reuniões com as entidades locais, incluindo o Município de Mafra e o Ericeira Surf Clube, para envolver a comunidade local e estabelecer parcerias.

Adicionalmente, foi criado um modelo numérico da costa da Ericeira, permitindo a simulação da propagação das ondas, incluindo a sua interação com a costa, utilizando sistemas de Computação de Alto Desempenho – um vídeo de uma das simulações pode ser encontrado aqui. Foi também desenvolvida uma metodologia para caracterizar a distribuição e os tipos de rebentação das ondas, um aspeto crucial para os surfistas. Todos os resultados foram compilados e apresentados num workshop final na Ericeira, que reuniu participantes do meio académico, da indústria e da comunidade de surf, e inclusive foi anunciado em jornais locais. Além disso, os resultados foram apresentados na conferência OMAE2024 em Singapura e publicados numa publicação científica.

A receção deste projeto foi positiva, e há planos para continuar a iniciativa, com algumas aplicações para o surf na Ericeira já programadas. Para além disso, o projeto serviu como prova de conceito e pode ser o ponto de partida para a sua aplicação em atividades de preservação costeira e até na criação de um modelo operacional.