Projeto "GEOCLIMAT – Colaborações Geotécnicas, Modelação e Ensaios Avançados para fazer face às alterações climáticas" termina ao fim de 1 ano de financiamento pelos EEA Grants

20240507 121752

GEOCLIMAT chega ao fim com perspectivas futuras de colaboração entre instituições portuguesas e norueguesas

O projeto GEOCLIMAT, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, envolveu a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Metropolitan University of Oslo (OsloMet) e o Norwegian Geotechnical Institute (NGI).

O seu principal objetivo foi o intercâmbio de conhecimento avançado entre os parceiros na área da caracterização geotécnica de base experimental, necessária para uma maior otimização do dimensionamento de infraestruturas críticas, como instalações de deposição de rejeitados e estruturas de produção de energia (turbinas eólicas offshore), de forma a aumentar a sua resiliência, relativamente a condições adversas induzidas pelas alterações climáticas.

O projeto levou a cabo várias iniciativas importantes que fortaleceram as relações bilaterais entre os parceiros. Salienta-se, em particular, a organização de dois principais workshops: o primeiro ocorreu em Portugal, na FEUP e foi dedicado à amostragem, avaliação da sua qualidade e procedimentos de ensaio avançados, enquanto o segundo, teve lugar no NGI, na Noruega, e focou-se caracterização geotécnica avançada para análise de vulnerabilidade de danos, induzidos pelo fenómeno da liquefação, bem como, na engenharia costeira e produção de energia no mar. 

Ambas as atividades, complementadas por reuniões bilaterais e visitas a laboratórios, mostraram as valências de cada grupo e deram origem a planos para futuras atividades, que continuarão a estreitar as relações entre as várias instituições e a promover trabalhos colaborativos e projetos de investigação conjuntos. Uma das iniciativas previstas é o estabelecimento de um acordo ERASMUS entre a FEUP e a OsloMet, de forma a promover a mobilidade de estudantes e consequentemente a troca de conhecimento.