A iniciativa Women Choose Health tem como objetivo expandir o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão das mulheres no período da gravidez e pós-parto em relação às opções de tratamento (medicação vs. Psicoterapia vs. Não tratamento) quando estas experienciam sintomas de ansiedade ou depressão.
Esta iniciativa visa conhecer e comparar em Portugal e Noruega (através de um estudo com uma amostra mínima de cerca de 300 mulheres grávidas ou no período pós-parto com sintomas de ansiedade e/ou depressão em cada país), as decisões mais frequentes das mulheres, o nível de conflito que sentem ao tomar a decisão, e os fatores que influenciam essa decisão, com vista à partilha e promoção de melhores práticas em saúde mental perinatal nos dois países.
O questionário para participação das mulheres portuguesas que estejam grávidas ou que tenham tido um bebé nos últimos 12 meses já está disponível em: https://apps.fpce.uc.pt/limesurvey/index.php/245468?lang=pt
Com esta iniciativa, pretende-se também promover a consciência sobre a importância da saúde mental perinatal na comunidade em geral.
A iniciativa Women Choose Health financiada no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants tem a duração de 24 meses e tem como promotor da iniciativa a Universidade de Coimbra e como parceiro Norueguês a Universidade de Oslo.
Acompanhe este projeto:
- na página do projeto: https://www.uc.pt/fpce/womenchoosehealth
- no Facebook: https://www.facebook.com/womenchoosehealth
- no Instagram: https://www.instagram.com/womenchoosehealth/?hl=pt
- Twitter: https://twitter.com/WomenChooseHea1#https://twitter.com/WomenChooseHea1