O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies-Iscte), Portugal, fará parte do projeto ‘ The Mobilization Against Migration’, liderado pelo PRIO, da Noruega, ao incorporar o caso português à sua análise. Thais França (Cies-Iscte) é a responsável pela iniciativa em Portugal.
A iniciativa faz parte de uma colaboração transnacional mais ampla liderada por Kristian Berg Harpviken (PRIO, Noruega) que investiga as mobilizações anti-imigração europeias na contemporaneidade ( Alemanha, Itália, Polônia, Reino Unido e Portugal) analisando as suas dinâmicas transnacionais e o seu impacto sobre a agenda nacional da migração.
Neste contexto, a presente iniciativa, financiada pelos EEA Grants, visa alargar o conhecimento sobre o movimento anti-imigrante português, seguindo o triplo enfoque analítico do MAM:
- interação (formas e consequências),
- enquadramento (fundamentos político-ideológicos) e
- resultados (sobre migração políticas).
Para garantir a transferência de conhecimento, a divulgação dos resultados e fomentar a colaboração futura entre as duas instituições, estão planeadas as seguintes atividades-chave:
- Duas visitas de estudo à Noruega
- Uma sessão de formação para alunos de doutoramento
- Uma sessão de policy briefing com decisores políticos e especialistas no assunto
- Uma conferência final em Portugal
"Mapping out" procura fornecer recomendações para políticas baseadas em evidências e facilitar a conexão entre a investigação e a prática no campo da governança da migração. Além disso, como os estudos sobre movimentos anti-imigrantes em Portugal são escassos, abrir-se-á um novo campo de investigação na agenda nacional.
Por último, “Mapping Out!” pretende estabelecer uma colaboração vibrante e autossustentável entre o Cies-Iscte e o PRIO, contribuindo para dinamizar a parceria entre Portugal e a Noruega.