SMART: Sustainable Maintenance and Rehabilitation of Railway Track

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Equipa anuncia a conclusão bem sucedida dos objetivos do projeto

O projeto SMART: Sustainable Maintenance and Rehabilitation of Railway Track, financiado no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais, visou estimular iniciativas bilaterais que trouxessem abordagens inovadoras para a manutenção e reabilitação ferroviária. Foram desenvolvidas e concluídas com sucesso as várias atividades do projeto, como a reunião virtual de kick-off, os workshops realizados em Portugal e em Cracóvia, a Escola de Outono em Lisboa e o workshop final em Oslo, na Noruega.

Durante os workshops, a equipa do projeto pode conhecer especialistas que trabalham em diversas áreas relacionadas, o que criou colaborações e abriu novas perspetivas. A equipa teve a oportunidade de correlacionar a ideia original de recolha de sinais acústicos por UAV com a recolha de sinais vibro acústicos, através de sensores montados diretamente em veículos ferroviários.

A Escola de Outono formou os participantes em técnicas de manutenção e reabilitação ferroviária, processamento de sinais, novos materiais para reabilitação, como geossintéticos, e técnicas relativamente recentes para testes não destrutivos, como radar de prospeção.

Todas estas atividades visaram otimizar a manutenção ferroviária, abrindo caminho a um novo paradigma de manutenção e reabilitação ferroviária, desde a manutenção preventiva à preditiva, baseada nas condições, garantindo poupanças significativas de custos, tornando o transporte ferroviário mais sustentável e competitivo e promovendo sistemas de mobilidade urbana e de transportes sustentáveis.

Destacam-se os seguintes resultados alcançados: novas abordagens à manutenção e reabilitação ferroviária, novo acordo Erasmus +, novas propostas para projetos nacionais, novas propostas para mobilidades (MSCA), novas propostas para bolsas de pós-doutoramento.