Encerramento do Projeto Hymenaeus – Improving Legal Response and Acess to the Law for Victims of Domestic Violence

Imagem Projeto

Projeto Hymenaeus, promovido pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, chega ao fim com audição dos investigadores envolvidos

Projeto Hymenaeus – improving legal response and acess to the law for victims of domestic violence (iniciativa FBR_OC2_24_Universidade Católica Portuguesa) termina, com a audição dos investigadores envolvidos, na Assembleia da República Portuguesa, sobre as sugestões de alteração legislativa decorrentes do estudo desenvolvido no âmbito deste projeto.

A equipa de investigadores do Projeto Hymenaeus da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP, liderada pela Professora Elisabete Ferreira, deslocou-se no dia 10 de outubro à Assembleia da República para ser ouvida pela Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.

A audição teve como objetivo a apresentação de sugestões de alteração legislativa, no domínio da violência doméstica, fruto da investigação desenvolvida no âmbito do projeto. Entre as alterações sugeridas, está a revisão do artigo 152º do Código Penal para incluir, no âmbito de proteção do tipo legal, todos os ascendentes e descendentes do agressor, independentemente da coabitação com este, ou da aferição da especial vulnerabilidade daqueles. A equipa do Projeto chamou ainda a atenção para a necessidade de alterar o regime da inibição do exercício das responsabilidades parentais, previsto no artigo 152º, n.º 6, do Código Penal, no sentido de ser permitido o seu levantamento, caso as circunstâncias que a determinaram cessem, entretanto. Defendeu, também, a eliminação da possibilidade de aplicação da suspensão da execução da pena de prisão, no caso de condenação pelo crime de violência doméstica, e a necessidade de repensar o instituto da suspensão provisória do processo.

"O dia de hoje representa o culminar de cerca de um ano e meio de investigação académica que agora colocamos à disposição da comunidade, cumprindo a essência da missão da Universidade Católica: investigação ao serviço da sociedade", afirmou a coordenadora na audição.

O Projeto Hymenaeus, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, teve início a 1 de abril de 2023 e terminou a 31 de outubro de 2024. Foi uma iniciativa da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Bergen, na Noruega.

O Projecto Hymenaeus desenvolveu um estudo comparativo da legislação em vigor em Portugal e na Noruega, no domínio da violência doméstica, com o objetivo de melhorar a resposta legal, especialmente no âmbito penal, para este problema social, visando propor alterações legislativas e de políticas públicas às autoridades competentes. Uma segunda vertente deste projeto pretendeu melhorar o acesso à informação às vítimas de violência doméstica, através da sensibilização, aos profissionais e entidades que com elas trabalham, da necessidade de simplificação da linguagem. O objetivo é que o significado dos termos técnico-jurídicos possa ser efetivamente apreendido pelas vítimas, permitindo-lhes exercer plenamente os seus direitos, durante um processo penal por violência doméstica.

As conclusões deste Projeto estão disponíveis em ebook.

A audição integral na Assembleia da República pode ser consultada aqui.