Termina o projeto TransVariations – Music Beyond the Limits of Time and Technology

Termina o projeto TransVariations – Music Beyond the Limits of Time and Technology

Projeto TransVariations chega ao fim com perspectiva de continuidade

 O projeto TransVariation, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, explorou o uso de abordagens tecnológicas inovadoras para problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música erudita ocidental através do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos inovadores.

Promover a (re)criação de obras artísticas do passado e produzir novos resultados artísticos (utilizando linguagens contemporâneas baseadas em experimentação com interfaces tecnológica), testar e aprimorar novas tecnologias relacionadas com a criação artística, reformular a ideia de expressividade na música (através da interação entre ações performativas humanas e feedback tecnológico) e disseminar novos recursos, ferramentas tecnológicas e estratégias práticas, relacionadas com a interpretação e criação artística, foram alguns dos objetivos específicos do projeto.

Com uma abordagem prática, a iniciativa explorou as possibilidades de modelagem tímbrica moderna no contexto do repertório pianístico erudito ocidental, utilizando métodos de feedback e processamento adaptativo como formas de experimentação. Novos produtos artísticos foram criados, defendendo uma rutura com o paradigma contemporâneo de representação na música erudita ocidental europeia.

A colaboração abrangeu 4 períodos de trabalho entre abril de 2023 e dezembro de 2024, envolvendo 3 das mais importantes instituições em Portugal e na Noruega: a Universidade de Aveiro (UA), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet (NTNU). Os resultados incluíram outputs orientados para a investigação artística, como recursos tecnológicos, performances e um álbum digital e outputs científicos, como artigos, seminários, workshops e um colóquio. A iniciativa exerceu uma influência geográfica significativa em três centros e suas respetivas regiões: Trondheim (Noruega), Aveiro e Porto (Portugal). As atividades planeadas, abrangendo formatos diversos como workshops, colóquios e performances, foram estruturadas para envolver o público em geral e um público mais especializado, como pesquisadores afiliados à iniciativa e profissionais das áreas artística e tecnológica.

A continuidade da cooperação já é uma realidade, evidenciada pelo significativo número de convites recebidos para concertos, palestras, aulas e sessões informativas sobre o projeto e pela disseminação, impacto, feedback e solicitações geradas pelo álbum digital. Está também já em andamento o desenvolvimento de um novo projeto como continuidade do atual, com maior ênfase na transdisciplinaridade em associação com a produção artística. Finalmente, o intercâmbio colaborativo entre Portugal e Noruega contribuiu substancialmente para os campos da prática artística, produção criativa e inovação tecnológica. A iniciativa desempenhou um papel central na produção e disseminação de conhecimento sobre o uso de interfaces tecnológicas inovadoras na criação artística em Portugal. Neste âmbito, os resultados da iniciativa incidiram sobre: i) o fortalecimento da competitividade de Portugal em Investigação Artística: ao alavancar métodos avançados de produção criativa, a iniciativa posicionou Portugal de forma mais competitiva no cenário global de investigação artística; e ii) o empoderamento de artistas-investigadores: as atividades enriqueceram artistas-investigadores, com acesso a ferramentas e metodologias avançadas, permitindo-lhes refinar suas práticas e expandir suas capacidades de investigação. Equipando artistas com recursos e metodologias de ponta, a iniciativa contribuiu para fortalecer posições mais competitivas no cenário internacional. Poderá aceder a informação adicional, resultados e outputs do projeto aqui.