Financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEAGrants, este projeto resulta de uma parceria entre a blueOASIS, uma start-up portuguesa com experiência em modelação numérica aplicada à sustentabilidade do oceano, e a NTNU, a universidade norueguesa que desenvolveu a ferramenta de última geração REEF3D que modela dinâmica costeira.
A partir de abril de 2023 os desenvolvedores do software REEF3D irão viajar até a sede da blueOASIS na Ericeira, para transferir conhecimento técnico sobre a ferramenta e auxiliar na configuração dos modelos. Em linha com o espírito do projeto de envolvimento da comunidade local, serão realizadas reuniões com a Câmara Municipal de Mafra, a Junta de Freguesia da Ericeira e o Ericeira Surf Club, para identificar eventuais lacunas e necessidades de dados da dinâmica costeira.
Tirando partido da experiência do blueOASIS em Computação de Alto Desempenho, serão realizadas várias simulações com base nos objetivos definidos e os resultados partilhados em publicações científicas revistas por pares. Para além disso, está previsto um seminário público no início de 2024, para divulgar os resultados obtidos com este projeto.
Saber mais sobre as necessidades das comunidades costeiras neste tema é fundamental para este projeto, de forma a maximizar o impacto do mesmo. Assim sendo, é encorajado o contacto por qualquer entidade interessada nesta iniciativa através do site da blueOASIS.