Connecting Dots – Matchmaking Seminar (14-11-2019), Lisboa
_
E-mail: nichocultura@gmail.com
_
Ideia de projeto
Project idea:
"Em locais e comunidades afastadas geograficamente, economicamente e/ou socialmente da prática e da fruição artística, há um empobrecimento latente, que se sente no ânimo, na autoestima e, inevitavelmente, na sua capacidade de sobrevivência.
O Círculo - Centro de Investigação e Criação das Artes Performativas de Cariz Popular e Comunitário, pretende ser uma estrutura informal, sediada em Portugal na Incubadora do Centro Histórico de Viseu, com vários centros/pólos que interagem a nível regional, nacional e internacional e cuja ação assenta no estudo e investigação em paralelo com a criação e programação artística, no âmbito das artes performativas de cariz comunitário, em contexto rural e periférico.
Pretende-se desenvolver iniciativas artísticas, de carácter contemporâneo, inspiradas na tradição, na expressão popular e nas vivências rurais/periféricas, num constante diálogo entre artistas, artistas e públicos, artistas e a comunidade, artistas e o meio onde se encontram".
(Nicho Associação Cultural)
_
Relevância do potencial parceiro
Relevance of potencial partner:
"O projeto depende da integração de parceiros que ramifiquem geograficamente a sua ação. Procuramos parceiros nacionais e internacionais que partilhem da convicção que a evolução saudável de qualquer
comunidade, depende também do seu tecido artístico e da sua interação com as artes.
Procuramos artistas / associações / coletividades locais com atividade, predominantemente, no âmbito das artes performativas e que, preferencialmente, tenham experiência no desenvolvimento de ações artísticas em contexto rural ou periférico, para a criação de parcerias ao nível da coordenação de centros/pólos.
Pretendemos envolver também as Instituições Académicas para, por um lado, estreitar a relação das artes comunitárias com a formação artística e, por outro, potenciar a criação de novas ferramentas e novas formas de problematização e ação nestes contextos.
Por último, procuramos parceiros que ao nível da Administração Local queiram apoiar esta ação disponibilizando recursos para a sua implementação".
_
Outros parceiros
Other partners:
O projeto conta já com o apoio do Município de Viseu, ao nível da cedência de espaço para a sede do projeto, estando previsto o alargamento deste envolvimento, com o principal objetivo de suavizar assimetrias entre a área urbana e as freguesias de baixa densidade do concelho. Para a implementação do projeto foram já acordadas parcerias com César Prata e Abel Neves, artistas que partilham o entusiasmo pelas artes comunitárias e abordados projetos de expressão popular como a Máscara Ibérica.