No próximo dia 19 de fevereiro, Lisboa será palco de um importante workshop bilateral entre Portugal e Noruega, dedicado à salvaguarda do património arqueológico costeiro. O evento terá lugar no Auditório do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) e é promovido pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.
Com um programa das 09h00 às 18h00, o workshop visa alertar para a fragilidade do património arqueológico costeiro, um recurso ambiental único, finito e altamente vulnerável às mudanças climáticas e à ação humana. O encontro representa uma oportunidade única para debater medidas concretas que garantam a sustentabilidade deste património, através de instrumentos de gestão territorial e avaliação de impacto ambiental.
O evento conta com especialistas dos dois países, promovendo a partilha de estudos de caso e aprofundando a cooperação entre o Património Cultural, I.P. (Portugal) e o Riksantikvaren – Directorate for Cultural Heritage (Noruega).
Para encerrar a iniciativa, no dia 20 de fevereiro, os participantes realizam uma visita de campo à Lourinhã, Peniche, Mafra/Ericeira e Sintra, onde serão analisados exemplos concretos de património em risco.