Através dos EEA Grants, financiados pela Islândia, pela Noruega e pelo Liechtenstein, Portugal atingiu metas impressionantes nas áreas da preservação do Património Cultura, na promoção das Artes, no desenvolvimento económico e na colaboração internacional.
Principais resultados do Eixo do Património Cultural (Outcome 1)
Os espaços revitalizados e os eventos promovidos pelos projetos financiados atraíram mais de 61 mil visitantes – superando em 8 mil a previsão estabelecida durante a candidatura. Os edifícios recuperados passaram a abrigar 33 novas funções, contribuindo para a dinamização das zonas revitalizadas.
Além disso, os projetos pré-definidos tiveram um papel decisivo na obtenção destes resultados. Por exemplo, o projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, permitiu a digitalização e recuperação de 10.500 minutos de património cinematográfico relacionado com o mar. Já o projeto Water World, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), documentou in situ 16 sítios arqueológicos – quatro vezes o número inicialmente previsto.
Principais resultados do Eixo das Artes (Outcome 2)
O Eixo das Artes apresentou resultados expressivos em municípios de baixa densidade populacional. Foram realizados eventos de arte contemporânea com a participação de mais de 110.000 pessoas, fortalecendo a presença cultural nessas regiões. Durante o período do mecanismo financeiro, o eixo contribuiu com a criação de mais de 140 postos de trabalho e a realização de 595 produções artísticas, ampliando significativamente a oferta cultural em áreas com menor acesso a manifestações artísticas.
Os projetos desenvolvidos organizaram cerca de 1.000 apresentações públicas, envolvendo diretamente mais de 4.400 residentes locais em processos criativos. Esses números destacam o compromisso com o desenvolvimento cultural e a integração das comunidades, demonstrando o impacto sustentável das iniciativas promovidas pelo Eixo das Artes.
Cooperação Bilateral
Através da cooperação bilateral entre Portugal e os países doadores, os projetos beneficiaram da troca de conhecimentos e experiências, consolidando parcerias com a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein. Mais de 370 profissionais dos países doadores e de nacionais estiveram envolvidos em ações de troca de experiências, ampliando competências em gestão do património e programação artística em Portugal e na Noruega, na Islândia e no Liechtenstein.
Quer saber mais? Clique nas ligações abaixo:
- Relatório de Avaliação do Programa Cultura – a publicar brevemente
- Relatório Final do Programa Cultura – a publicar brevemente